10 Dicas para escolher uma profissão

É normal ficar em dúvida na hora de escolher uma profissão, ainda mais que o número de carreiras cresce cada vez mais. Mas não se desespere! Veja a seguir 10…

10 Dicas para escolher uma profissão

É normal ficar em dúvida na hora de escolher uma profissão, ainda mais que o número de carreiras cresce cada vez mais. Mas não se desespere! Veja a seguir 10 dicas que podem te ajudar a decidir.

1 – Não deixe de considerar uma carreira só porque ela é muito concorrida. Com a mudança constante do Mercado, vai sempre existir espaço para os bons profissionais.

2 – Seja realista, faça uma pesquisa sobre a carreira que quer seguir, por exemplo: tente saber como é a vida e a rotina dos profissionais da área, quanto ganham em média etc.

3 – Tome cuidado para não escolher um curso pela facilidade do vestibular ou por ser pouco concorrido. Tenha em mente que ele será a base para sua futura profissão.

4 – Conselhos são sempre úteis, mas o que não pode acontecer é deixar que outros tomem a decisão por você.

5 – Considere também a qualidade de vida. Você deve avaliar os sacrifícios a ser feito para cada escolha, como por exemplo: mudar de cidade, trabalhar aos fins de semana, ficar longe da família, etc. Não abra mão das coisas que considera importante.

6 – Evite apostar em uma carreira apenas porque ela dá dinheiro, pois isso pode ser arriscado. O Mercado de trabalho atual é muito instável, se hoje determinada profissão é sinônimo de bons salários, logo pode deixar de ser.

7 – Na hora de escolher uma faculdade lembre-se, uma boa faculdade faz diferença no currículo, mas a formação depende muito mais do aluno do que da instituição. Portanto não fique preso a nomes na hora de escolher onde estudar.

8 – Evite escolher um curso só porque ele esta em alta. A princípio a profissão pode parecer muito legal, mas terá problemas se ela não tiver nada a ver com você.

9 – Gostar de uma matéria é um bom sinal, mas não deve ser a principal razão para a escolha de uma profissão. Por exemplo: não é porque você é bom em matemática no colégio, que vai ter sucesso como engenheiro.

10 – Nunca tenha medo de tentar outra vez, pois por mais frustrante que seja começar do zero, é muito melhor você desistir de um curso de que não gosta, do que persistir em uma carreira que não vai fazê-lo feliz.

Insira seu endereço de e-mail abaixo e receba gratuitamente novos artigos por e-mail.