Como saber se estou no período fértil

Dicas de como saber se você esta no seu periodo fértil. Confira.

Como saber se estou no período fértil

Saber quando se esta no período fértil é o desejo de muitas mulheres. No caso de algumas pra tentar engravidar, no caso de outras para evitar uma gravidez. Segundo especialistas existem duas maneiras de saber se uma mulher esta no período fértil. No primeiro usa-se a tabelinha, que permite calcular esse período utilizando um calendário. Nesse caso para que tudo de certo é importante que a mulher tenha uma menstruação regulada, pois o ciclo menstrual varia de mulher para mulher. Normal é de 28 a 28 dias ou de 21 a 35 dias.

Para obter uma resposta sobre seu dia fértil, antes é preciso prestar atenção durante no mínimo 8 meses para ter certeza de que os dias da sua menstruação é sempre os mesmo. A pessoa que tem um ciclo de 28 dias ocorre à ovulação geralmente 14 dias depois da menstruação. Em sinal de segurança, de uma margem de três a quatro dias antes e três a quatro dias depois da menstruação, e sete dias antes da menstruação seguinte.

É importante lembrar que se uma mulher com indisposição física e preocupações pode ter sua ovulação alterada, esse é o caso de muitas mulheres que engravidaram durante a menstruação.

Vamos falar agora sobre a segunda maneira de saber se uma mulher esta no período fértil. Nesse caso ela deve observar diariamente o muco cervical. Caso não saiba o muco cervical é uma secreção vaginal que, pela ação dos hormônios, sofre diferentes transformações ao longo do ciclo.

Para isso é preciso fazer uma observação diária. Faça o seguinte: assim que acordar coloque o dedo na vagina para ver se esta seca, pois logo que a menstruação acaba a vagina fica seca por um período de dois a três dias. Após esses dias você vai observar que o muco aparece e a vagina amanhece molhada, isso significa que o período fértil esta começando. Logo no começo você vai notar que o muco é mais grosso, mais isso vai mudando, com o passar dos dias o muco vai ficando cada vez mais ralo como, por exemplo, a clara de ovo cru, esse é o sinal de que a ovulação vai acontecer.

Assim que passa a ovulação a vagina volta a ficar seca, logo chega à menstruação. O período mais fértil é aquele em que a vagina amanhece molhada, dessa forma as chances de uma gravidez é grande.

Caso queira engravidar é só seguir essas dicas. Mas, se o que você quer é evitar uma gravidez, o indicado é usar camisinha, mesmo porque, ela vai te proteger de doenças sexualmente transmissíveis.

Insira seu endereço de e-mail abaixo e receba gratuitamente novos artigos por e-mail.